quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Twitter e o jornalismo colaborativo

No dia 21 de março deste ano, o Twitter, uma das mídias sociais mais populares do mundo, fez cinco anos de vida. Mas o debate que tentamos levantar aqui é: diante de tanta informação vinda de inúmeras fontes, qual é o papel do jornalista nessa história toda?

A cada segundo, milhares de mensagens são postadas por usuários do Twitter de todo o planeta. Com uma ferramenta tão rápida e fácil de usar, qualquer um pode dar notícias e informações a respeito do que acontece na sua comunidade, bairro ou cidade, contar fofocas ou apenas fazer comentários, sejam eles inteligentes ou não.

Um dos exemplos mais famosos em que esse site foi utilizado como plataforma de jornalismo colaborativo foi a cobertura que os moradores do Complexo do Alemão fizeram durante a ocupação policial na comunidade, no final do ano passado. O perfil, que se descreve como "o primeiro jornal do Complexo do Alemão", ganhou seguidores famosos, como os blogueiros Felipe Neto e PC Siqueira, a atriz Cláudia Raia e a apresentadora Sonia Abrão.

A iniciativa é válida, pois dá voz aos excluídos, além de mostrar o ponto de vista de quem viu a ação toda acontecer de perto. Apesar disso, é necessário que o jornalista saiba filtrar as informações. É muito comum leitores se depararem com notícias publicadas na internet cuja única fonte é um perfil no Twitter, sem ao menos apurar a informação com mais cuidado. O furo de reportagem não existe mais, parece que só a classe que o criou não sabe disso. No desespero de "sair na frente", muitos profissionais cometem falhas e gafes imperdoáveis.

Abaixo, deixamos o link do Voz da Comunidade e outros perfis interessantes:

http://twitter.com/#!/vozdacomunidade (perfil do Voz da Comunidade, que fez a cobertura da ocupação policial no Morro do Alemão em tempo real).

http://twitter.com/#!/MARCELOTAS (perfil do jornalista e apresentador do CQC, Marcelo Tas).

http://twitter.com/#!/rafinhabastos (perfil do Rafinha Bastos, do CQC, um dos mais influentes do país).

http://twitter.com/#!/alecduarte (perfil do editor do caderno de esportes da Folha de São Paulo).

http://twitter.com/#!/inagaki (um dos blogueiros mais influentes do país, responsável pelo "Pensar Enlouquece, Pense Nisso").

http://twitter.com/#!/vanessanunes (especialista em tecnologia do jornal Zero Hora).

http://twitter.com/#!/lorenatarcia (coordenadora do curso de Jornalismo do UNI BH e professora de Jornalismo Online).

Nenhum comentário:

Postar um comentário