segunda-feira, 9 de maio de 2011

Imagem modelo de comunicação

Podemos definir os dois sistemas de comunicação em estudo neste blog com as imagens ao lado. À esquerda temos o modelo de comunicação presente na mídia de massa. Esse sistema, quase em extinção, só existe atualmente em países não democráticos, onde um grande conglomerado dirigido pelo governo tem a posse de toda a comunicação. Existe apenas um emissor, que distribui a informação da maneira que achar mais conveniente, já que a audiência não tem o poder de escolha. Dessa forma, o público fica à mercê dos interesses do grupo dominante.

Já o modelo da direita é o predominante em todo planeta. Nele, todos são produtores e todos são receptores. Não existe o monopólio da informação e o público tem o direito de escolher o que quer ver, ouvir e ler. A audiência também passa a produzir, até mesmo com o incentivo das grandes empresas de comunicação.

As perguntas que fazemos é, será que este modelo digital é de todo perfeito? Como saber selecionar e decupar a informação de qualidade ou até mesmo verídica? Qual é o papel do jornalista nessa história? Todos agora são jornalistas?

E você, o que acha de tudo isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário