quinta-feira, 12 de maio de 2011

Mídia Tradicional x Mídia Colaborativa

Diferentemente da mídia independente (rádios comunitárias ou rádios-pirata, jornais de baixa circulação e fanzines), a web colaborativa apresenta sem dúvida uma ameaça à grande mídia (rádios, emissoras de televisão, revistas, jornais, governos e corporações).
 
 A mídia colaborativa vem crescendo devido à fácil publicação na internet, como boletins por correio eletrônico, redes sociais, podcasts de áudio e vídeo, blogs, fotologs e sites de conteúdo.

Mas a pergunta é: será que esses meios não estão sendo manipulados por terceiros? Como corporações ou políticos? A grande mídia sempre encontra maneiras de influenciar ideologicamente a população por meio das informações, e muitas vezes, esta as assimila sem analisá-las.

Deve-se ter cuidado com as informações da web, pois justamente por ser fácil de publicar, é também fácil de empresas e políticos interferirem no modo como a notícia é dada, podendo manipular os receptores.

Com o crescimento cada vez maior da mídia colaborativa, a população deverá ter mais voz ativa, senso crítico e opinião própria. Os internautas devem ter muito cuidado com tudo o que se passa na web, para não ocorrer o mesmo efeito da mídia tradicional...

Nenhum comentário:

Postar um comentário